CURSO COMPLETO: Física do Ultrassom – Transdutores

MATÉRIA 2 – Transdutores. Total de 6 aulas
Esta matéria está constituída por um grupo de 6 aulas que ensinarão ao aluno a compreender como os transdutores convertem uma forma de energia em outra, como geram e recebem os pulsos de ultrassom, seus componentes e como estão dispostos dentro do receptáculo do transdutor, aprendendo a classificá-los e a reconhecer as suas principais características. O princípio de ativação e funcionamento dos transdutores é explicado em detalhes, assim como a focalização, espessura do feixe e suas zonas (proximal, focal e distal). Conceitua-se resolução axial, lateral, de contraste, temporal e de detalhe, assim como a focalização e a abertura dinâmica. A varredura automática, que permite a observação das imagens em tempo real é detalhada, assim como os principais avanços, que permitirão ao ultrassom dar o grande salto tecnológico e ultrapassar suas principais limitações atuais: dependência do operador e não reprodutibilidade. Esse conhecimento é indispensável se você é ultrassonografista ou pretende adquirir um aparelho de ultrassom, para poder selecionar aquele que comporte os novos avanços.

Aula 1: Componentes e Princípio Operacional.
Essa aula oferecerá a compreensão de como os transdutores convertem uma forma de energia em outra, como geram e recebem o pulso US, do que são compostos e como esses componentes influenciam o tipo de pulso emitido. É feita uma ampla abordagem sobre quais são os componentes dos transdutores, as propriedades do material piezoelétrico que constituem o elemento ativo e os dois princípios operacionais do sistema. São abordados também alguns conceitos importantes para o entendimento do funcionamento dos transdutores (p.e. freqüência, fator Q, amortecedor, freqüência operacional, largura de banda e freqüência preferencial) e como influenciam a qualidade das imagens do exame ultrassonográfico.

Aula 2: Tipos de Transdutores.
Explica como são classificados os transdutores: pelo tipo de construção, formato da imagem, quantidade de cristais, tipo de varredura, tipo de operação e tipo de focalização, além das suas principais características e seu modo de operação. São descritos de maneira detalhada os dois tipos de operação das sondas (mecânica e eletrônica). É dada atenção especial à ativação fásica dos transdutores devido permitir direcionamento automático eletrônico do feixe ultrassonográfico, focos múltiplos e melhoria de resolução de detalhes. Ao final o aluno deverá compreender a terminologia complexa relativa aos transdutores, o que lhe permitirá conhecer a fundo o equipamento utilizado e selecionar os acessórios mais adequados às necessidades do exame.

Aula 3: Feixes US e Focalização.
Tem como principais objetivos a compreensão do que é o feixe US, a sua espessura, assim como a diferenciação entre feixe e onda de ultrassom. São descritos os fatores que interferem no feixe ultrassonográfico e seu funcionamento no ultrassom pulsátil (princípio de Huygen). Trata também de como a espessura do feixe varia de acordo com o tipo de transdutor e influencia a resolução da imagem, como a intensidade varia ao longo do feixe de US, abordando minuciosamente as três zonas que compõem o feixe ultrassonográfico (zonas proximal, focal e distal) e como é realizada a focalização dos transdutores, em especial a eletrônica. Conceitua-se o que é abertura dinâmica e como ela é utilizada para manter constante a espessura do feixe É dada especial atenção a dois tipos de resolução da imagem: lateral e axial.

Aula 4: Resolução de Detalhe.
Nessa aula apresentam-se os aspectos que determinam a resolução da imagem (resolução de detalhe, de contraste e temporal). Explica-se o que é resolução de detalhe e seus tipos (lateral e axial). São analisados quais os fatores que influenciam a resolução axial e lateral, facilitando a compreensão da relação entre resolução axial, comprimento de onda e atenuação, assim como a relação entre resolução lateral e espessura do feixe. Mostra-se como estão inter-relacionadas as resoluções axial, lateral, de detalhe e de contraste.

Aula 5: Varredura Automática.
Explica-se o processo de varredura manual, os vários tipos de varredura automática mecânica (oscilação transdutor em ângulo, rotação cristal ou grupo de cristais, oscilação espelho refletor, translado linear dos cristais) e de varredura eletrônica (ativação seqüencial ou em fase dos elementos). Todos esses mecanismos são devidamente ilustrados para facilitar a compreensão e o aprendizado.

Aula 6: Avanços Tecnológicos.
Esta aula apresenta os principais avanços na tecnologia dos transdutores: o transdutor de cristal uniforme (aprimora a tecnologia piezoelétrica ao nível da sua excelência), o transdutor bidimensional ou matricial (propiciam obtenção das imagens tridimensionais dinâmicas com a tecnologia piezoelétrica) e os transdutores de silício.

 

 

× Como posso te ajudar?